Após grande sucesso com os infantis “O Gato de Botas – O Musical”, “O Boi da Cara Preta”, “O Duende Rumpelstiltskin” “Pedro e o Lobo” e “O Lago dos Cisnes”, a Cineteatro Produções estreia o seu mais novo espetáculo infantil “AS AVENTURAS DE PINÓQUIO” na capital Paulista. Com direção de Alexandre Lino, a partir da concepção original da diretora ítalo-brasileira Carina Casuscelli, a adaptação elogiada do autor Daniel Porto já é sucesso nos palcos cariocas desde 2015. A peça agora faz temporada, pela primeira vez, no TEATRO DAS ARTES – Shopping Eldorado de 06/05 a 26/06 aos sábados e domingos às 15h.
O espetáculo foi indicado pelos leitores do Rio Show – O Globo – como melhor infantil do primeiro trimestre de 2015. A peça conta a história do boneco de madeira que ganha vida e sonha em ser um menino de verdade e suas aventuras. Conto que está no imaginário popular desde a sua criação no final do século XIX na Itália e é no Brasil uma das lendas mais contadas para as crianças. O grilo, a fada, a raposa, o peixe cão, e vários outros personagens são lembrados nessa fantasia tão delicada como divertida.
O autor Daniel Porto e o Diretor Alexandre Lino foram a Florença na Itália fazer toda a pesquisa e trazer material para essa montagem. A concepção original do espetáculo é da diretora ítalo-brasileira Carina Casuscelli que formou com os dois um trio criativo e entregou a Lino a incumbência de conduzir todo o processo. A peça tentar manter a fidelidade aos originais de Collodi, a estética rústica italiana e a presença marcante de músicas de compositores italianos. A proposta é celebrar a origem da fábula e tratar as crianças com o respeito que Carlo Collodi, os Irmão Grimm e Charles Perrault sempre o fizeram.
A temporada em SÃO PAULO vem como novas surpresas e com parte do elenco escolhido em audições. Os atores Gilson de Barros (Geppetto), Marcia Braga (Raposa e Fada Azul), Vitor Louzada (Pinóquio) e Octavio Vargas (Atum e Cerejo e Manjafogo) vivem a história que é contada no cenário, de Karlla de Luca, que reproduz uma oficina onde Geppetto constrói seus bonecos diante do público. Um espetáculo lúdico e repleto de surpresas.
O pequeno boneco ganha o desejo de conhecer o mundo. Assim começa a “Storia di um buratino” (História de um boneco). Do difícil caminho de sair de casa até chegar a escola, Pinóquio precisa decidir entre o certo e o errado e quais caminhos seguir. Pelo olhar de Geppetto o espetáculo segue uma narrativa lúdica e estética artesanal. São nessas escolhas que se constrói a trajetória do pequeno boneco. Uma fada bondosa, uma raposa esperta, um dono de um circo de marionetes são alguns dos encontros de Pinóquio até chegar ao seu objetivo: ser um menino de verdade.
Um clássico da literatura infantil mundial por si só já possui relevância para o enriquecimento Cultural, porém estamos falando não apenas de um clássico, mas de um personagem que completou 140 anos de história em 2021. Pinóquio está atualmente nos cinemas, nas plataformas de streaming e ganhou nova versão da Disney. A sua primeira aparição foi no periódico Il Giornale per i Bambini (Jornal das crianças) lançado em sua primeira edição em Roma no dia 7 de julho de 1881 como “Storia di um buratino” (História de um Boneco) por Carlo Collodi. A estória de essência humana atravessou o velho mundo chegando a diversos países independente de moda, idioma e costumes. Pinóquio aprende que a mentira tem perna curta e nariz comprido. Ou seja, mentira se descobre facilmente ou cresce desastradamente, se espalha e deixa marcas. Uma estória que toca os grandes e os pequenos espectadores por ser tão real e importante nos dias de hoje que nem parece brincadeira.
Autor: DANIEL PORTO
Direção: ALEXANDRE LINO
A partir da concepção original de: CARINA CASUSCELLI
Elenco: Gilson de Barros, Marcia Braga, Vitor Louzada e Octavio Vargas
Assistente de Direção e Stand-in: Daniel Mello
Stand-in: Duda Landgraf, Gerson Lobo e Daniel Scarcello
Trilha Sonora: Alexandre Lino
Cenografia e figurinos: Karlla de Luca
Iluminação: Kelson Santos
Produção Executiva: Tom Pires
Direção de Produção: Alexandre Lino
Fotografia Artística: Janderson Pires
Programação Visual: Folha Verde Design
Idealização e Realização: CINETEATRO PRODUÇÕES
Duração: 50 minutos.
Classificação: Livre.